Magistech

Conheça mais sobre a Rastreabilidade

Rastreabilidade nada mais é do que a capacidade de se descobrir o histórico de um produto, seja ele um alimento exportado para outro país ou qualquer item industrializado que acaba de chegar à loja. Essa rastreabilidade é possível através registros padronizados como etiquetas ou códigos de barra que estão interligados a softwares para mapear todos os pontos por onde o produto passou.

A Rastreabilidade de Produtos representa um elevado nível organizacional das empresas perante os clientes e os órgãos de fiscalização, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Em caso de incidentes, a ferramenta é fundamental para amenizar impactos de uma crise de imagem negativa como redução da confiança do consumidor final diante a marca, por exemplo.

A importância para os consumidores

Para os consumidores, a Rastreabilidade de Produtos entrega duas vantagens: produtos melhores e garantias contra falsificações e contrabandos. A primeira vantagem acompanha a linha que citamos sobre a cadeia produtiva dos setores alimentícios e da saúde, que têm uma maior preocupação com a rastreabilidade de suas matérias-primas e de seus processos de fabricação.

Já a segunda vantagem está associada a bens de consumo num todo, em que garante ao consumidor a compra de produtos industrializados originais e fiscalmente regulamentados. As falsificações e o contrabando são a grande preocupação neste quesito. Com a facilidade da entrada de produtos chineses no Brasil, cada vez mais marcas tem sofrido perda de mercado e alertado os consumidores sobre a preocupação com a compra de produtos falsificados, por exemplo. Alguns são tão semelhantes que confundem o consumidor.

A Rastreabilidade do Produto garante a este consumidor e aos órgãos regulamentadores do mercado brasileiro a boa procedência do produto. Além disso, o nosso país convive com muitos casos de roubo de carga e produtos contrabandeados vindos de países vizinhos. As insatisfações com a qualidade do produto adquirido podem ser minimizadas ao comprovar que o produto adquirido não condiz ao grau de qualidade da indústria, já que houve perda do processo e destes índices de qualidade na logística, em caso de contrabandos, ou utilização inapropriada de uma marca, em caso de falsificação.

A Rastreabilidade de Produtos não é a solução para todos os problemas de falsificação, contrabando ou má qualidade de insumos na cadeia produtiva, mas certamente facilitará para que os consumidores fiscalizem as empresas e que os próprios órgãos governamentais possam cobrar produtos de melhor qualidade. Além disso, a rastreabilidade ajudará as empresas a criarem processos mais organizados, otimizando a logística e a qualidade de produção forçando os funcionários a manterem um histórico dos processos de produção de um produto.

Para isso, ter um software na sua empresa que armazene os dados sobre o histórico da cadeia de produção é a forma mais ágil e efetiva de fazê-lo, já que papeis podem ser perdidos e logo, todo o histórico que possa servir como respaldo para a sua empresa. A sua empresa já utiliza a Rastreabilidade de Produtos?

O que é rastreabilidade, afinal?

Esse rastreamento é feito por meio de um código – que pode ser o código de barras, por exemplo – e, através dele, é possível saber informações sobre o item: o que é, quais são suas origens, seu destino e em que ponto da cadeia logística ele se encontra. Sendo assim, para conseguir aplicar o rastreamento, é necessário possui três dados fundamentais:

  • A identificação do produto – que é feita através de um código. Dessa forma é possível
  • identificar, com maior precisão, o que está sendo procurado;
  • A informação de origem – de onde o produto vem;
  • Qual é o seu destino – para onde o produto vai.

De que forma ela pode ser aplicada em uma empresa?

Existem diversas forma de rastreabilidade de produtos que auxiliam no controle do processo produtivo, no acompanhamento do fluxo de materiais e no controle de qualidade das atividades realizadas. Confira abaixo alguns deles:

Com o boom das soluções tecnológicas e uma sociedade mais consciente, a rastreabilidade de produtos é a única forma de identificar a origem do produto e o caminho percorrido até o consumidor final e é uma solução estratégia para o crescimento de empresas dos mais diversos segmentos.

Por que implementar a rastreabilidade de produtos?

Porque a rastreabilidade, além de possibilitar a realização de recall de produtos com rapidez e eficácia  - transparência e segurança da cadeia produtiva – colabora com a garantia da qualidade e agrega muito mais valor ao produto. Pensando nisso, neste post apresentaremos para você 10 fatos muito importantes sobre a
rastreabilidade de produtos:

1 . Inovando com a rastreabilidade de produtos

A rastreabilidade é uma solução que permite conectar todos os elos da cadeia de suprimentos, possibilitando um fluxo de informação para o todo o mercado. E com a mudança de comportamento do consumidor, inovação é uma das palavras chaves do seu negócio.

As empresas que estão na constante busca por oferecer soluções inovadoras estarão sempre na mente de seus clientes. A rastreabilidade pode ajudar a diferenciar seu produto da concorrência e contribuir para a gestão integrada do seu negócio.

2 . Otimização de Processos

A inspeção de qualidade de um produto ou processo, por exemplo no recebimento da matéria-prima, pode ser realizada a partir da leitura do código de rastreabilidade, que identificará o produto que está sendo inspecionado e relacionará a sua respectiva Ficha Técnica , facilitando a aplicação de um questionário (check list) contendo critérios de qualidade previamente estabelecidos.

Além disso, o inspetor de qualidade pode inserir fotos e comentários o que permite evidenciar o resultado da inspeção e manter histórico do controle de qualidade. Com todas essas informações é possível montar indicadores de desempenho e qualidade que podem ser monitorados em tempo real para tomada de decisão mais segura. Todo este processo é muito importante para o gerenciamento e automação de informações estratégicas das áreas produtivas e comerciais.

3 . Agilidade e segurança em casos de recall

Ter todas as informações na mão para responder rapidamente casos de recall, se torna menos complexo quando a empresa utiliza um sistema de rastreabilidade de produtos robusto.

Em casos de recall, mais conhecido como o recolhimento de produtos, a rastreabilidade dará informações seguras identificando a origem e destinos dos produtos, além de informações mais detalhadas como por exemplo, de onde foi recebido, para onde foi enviado e por quais processamentos o produto passou, detectando em qual etapa ocorreu a não conformidade.

Não Conformidade é uma falha no processo produtivo que gera um resultado insatisfatório, provocado pelo não atendimento à um critério externo (legislações e normas, por exemplo) ou interno (procedimentos internos ou parâmetros de clientes, por exemplo).

4 . Valor agregado ao produto

A rastreabilidade de produtos além de já ser uma realidade de mercado, reflete também um alto nível organizacional de uma empresa.

Ter todos os processos otimizados, automatizados e detalhados evidencia o alto nível de gerenciamento, colocando a sua empresa como uma referência no mercado.

5 . Relacionamento com fornecedores

A rastreabilidade passa por todas as etapas da cadeia produtiva, desde sua origem, distribuição para comercialização até o consumidor final, possibilitando a comunicação entre os elos.

Se destaca por ser uma solução estratégica de negócio para uma gestão de fornecedores baseada em informações de origem, inclusive esta metodologia já é adotada pelas indústrias e varejistas de diversos segmentos. Saber quem são seus fornecedores é indispensável para todo o processo de gestão de qualidade e qualificação de um produto como o acompanhamento de pedidos e avaliação de desempenho dos fornecedores, por exemplo.

6 . Conexão com o consumidor final

Não basta ter um bom produto para se destacar no mercado em que atua, ter um ótimo processo de gestão de qualidade e seus consumidores não saberem nada disso. É preciso desenvolver uma comunicação mais próxima com os seus consumidores. Criar conexão com o consumidor, principalmente no ponto de venda , é um ingrediente certo!

Segundo a pesquisa Point of Purchase Advertising Institute, 85% dos brasileiros optam pela compra no ponto de venda – é o momento para contar a história do seu produto e empoderar o consumidor, para que realize a sua escolha baseada em informações. Através da rastreabilidade, o consumidor final conhece de onde vem, qual o caminho percorrido pelo produto e informações sobre o processo produtivo, diferenciais, certificações de qualidade, curiosidades, entre outras informações.

E a cereja do bolo: por meio da leitura do código de rastreabilidade (QR Code), o consumidor pode avaliar e comentar sobre a qualidade do produto adquirido. Essas informações ficam disponíveis para que produtores, distribuidores e varejistas acompanhem a qualidade dos lotes comercializados nos pontos de venda e realizem eventuais correções, contribuindo para aumentar a confiabilidade do consumidor.

7 . Gestão de estoque

Uma boa gestão de estoque, que usa o rastreamento de produtos, agiliza os processos de envios, recebimentos dos produtos e controle dos preços de compra e venda. E, além da rastreabilidade ser eficiente na gestão de estoque, pode ser integrada às operações contábeis, como emissão de nota fiscal.

8 . Controle de qualidade

O controle de qualidade está vinculado à rastreabilidade. Inspecionar a qualidade de um produto é avaliar tecnicamente tudo que envolve a cadeia de produção. Ter o código de rastreabilidade será fundamental para realizar a busca de histórico, monitoramento dos processos que são automatizados, agir rapidamente em casos de recall, comunicação direta com seus fornecedores, otimização de processos de gestão. Dentro de todos esses processos se faz necessário envolver todos os colaboradores , definir quais indicadores serão coletados, controlar o desempenho de seu indicadores influenciará positivamente na qualidade de produtos e processos. Determine também quais produtos e processos impactam em sua empresa.

Um controle de qualidade eficiente fará com que seu negócio seja reconhecido pela excelência de qualidade dos seu produtos, clientes ainda mais satisfeitos com a sua marca, fidelizados e, consequentemente, maior faturamento para a sua empresa.

9 . Informação de qualidade para um produto de qualidade

Muito bem! Sua empresa inovou, otimizou processos, transformou uma não conformidade em oportunidade, criou relacionamento com seus fornecedores, se conectou com o consumidor final, seguiu todos os passos para uma gestão eficiente de estoque, contábil e financeiro e gestão de qualidade.

O próximo passo para o sucesso é fazer com que o processo de qualidade seja contínuo e detalhado, pois quanto mais informações relevantes, mais qualificado será o seu produto. A rastreabilidade contribui não somente para a informação, mas também para o início de um processo irreversível que é o controle total de todas as etapas de um negócio.

10 . Sucesso do seu negócio

O sucesso – sólido – do seu negócio acontecerá com base em uma gestão integrada e detalhada de todas as etapas que envolvem o seu produto final. A rastreabilidade não pode ser vista como a impressão de uma etiqueta para atendimento de compliance, porque isto é somente uma pequena fração de todo um processo de gestão da informação.

A rastreabilidade é um pilar fundamental para o domínio minucioso do negócio, permitindo enxergar detalhes que farão diferença para se manter ativo na cadeia de suprimentos. Ou seja, não basta ter domínio dos grandes processos – produção, compra, venda, contábil – é crucial conhecer o detalhe do dia-a-dia das operações. No médio e longo prazo, sobreviverão somente as empresas que souberem utilizar estrategicamente as informações para projetar um crescimento sustentável.

 


Data de Publicação: 21/11/2018
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento