Magistech

Controle de estoque com um sistema integrado de gestão empresarial

Administrar uma empresa pode ser comparado com um equilibrista que precisa manter vários pratos em movimento. E muitos empreendedores buscam soluções caseiras, como planilhas eletrônicas, para gerenciar tarefas como ordenar as etapas de produção, gerir a logística e o controle de frotas, ou mesmo a flutuação dos itens de estoque.

O problema é que mesmo em empresas de pequeno porte, estas tarefas envolvem inúmeras variáveis, atribuindo à gestão um nível de complexidade que, virtualmente, impossibilita um controle preciso. E a ocorrência de erros tem um custo muito alto para uma empresa, diminuindo sua capacidade produtiva, mitigando sua margem de lucro, e expondo-a a grandes riscos financeiros.

Cada vez mais, empresas grandes e pequenas, e de vários segmentos, têm descoberto a importância de implantar um sistema integrado de gestão empresarial como solução para “equilibrar todos os pratos”, garantindo para a empresa, produtividade, lucro e sustentabilidade.

 

O controle de estoque no ERP

Departamentos como almoxarifados, estoques e compras têm que lidar diariamente com o manuseio, entradas e saídas, vários materiais: desde matérias-primas, insumos, aparas, produtos finalizados. O dinamismo e a grande concorrência do mercado tornam necessário saber exatamente o que há e o que está em falta, evitando a quebra no ritmo da produção, e diminuindo o volume de produtos parados no estoque. As duas situações representam perdas financeiras para a empresa.

A necessidade de administrar com precisão o estoque para manter a produtividade e a lucratividade da empresa pode ser suprida plenamente por meio da sistematização do gerenciamento, permitindo o alinhamento entre demanda e oferta e tornando a operação empresarial enxuta e sustentável.

 

Um estoque organizado

O estoque administrado a partir de um sistema integrado de gestão, permite o desenvolvimento de uma catalogação precisa de cada matéria, insumo e produto acabado. Um conhecimento precioso para administradores e empreendedores.

Além de proporcionar uma análise da movimentação dos produtos, entradas e saídas, possibilitando a “queima” de produtos de baixo giro, e outras ações estratégicas, como a redução de determinado produto, ou a ampliação de uma linha de seu catálogo.

Outro grande benefício obtido pela sistematização do estoque através de um sistema ERP é o ganho em eficiência operacional, uma vez que as informações circulam simultaneamente em todos os departamentos, enviando inputs para compras quando o nível de um insumo baixa muito, e para a produção repor um item de prateleira, e para a logística acerca de uma remessa que ficou pronta para envio, etc. E, ao final do dia, após toda a movimentação gerada pela operação da empresa, o estoque está atualizado, e cada departamento tem noção exata de seu conteúdo e a lotação de cada produto.

Por fim, uma administração rigorosa do estoque garante a redução nas perdas, através da atualização em tempo real, o sistema pode emitir um inventário just in time para uma conferência diária dos estoques, facilitando a operação do inventário geral.

 

As soluções Magistech

 

A Magistech é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de ERP, com mais de 20 anos auxiliando empresas de vários segmentos a encontrar o caminho de uma operação eficiente e sustentável através de uma gestão integrada de seus processos.

Conheça mais sobre administração de alta performance e conhecer as soluções integradas da Magistech

 

Agora que você já leu e conheceu um pouco mais sobre ERP, que tal conhecer a nossa solução de sistema para laticínios?


Data de Publicação: 12/03/2018
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento