Magistech

Entenda o que é um sistema de gestão integrado

Sistema de gestão integrado é um software que tem a funcionalidade de unir informações relacionadas aos dados e processos de uma organização em uma única plataforma. Essa integração pode ser percebida de forma funcional ou através dos diferentes setores como contábil, finanças, estoques e outros.

De uma forma geral, esses sistemas são desenvolvidos para fazer a integração de diversos departamentos, facilitando a automação e otimização dos processos, e assegurando as informações do negócio em um único banco de dados, assim como faz o sistema de gestão ERP.

Para que serve o sistema de gestão ERP?

O ERP traz para as empresas mais segurança, de modo geral. O sistema é visto como um banco de dados que reúne todas as informações setoriais que se comunicam entre si, só que com o ERP não se faz necessário o deslocamento funcional dos seus departamentos já que a comunicação é feita via sistema.

O software agiliza o envio de dados para os respectivos setores, por exemplo, vendas e faturamento. Com isso, a corporação ganha tempo para tomadas de decisões, como reduzir os gastos, aumentar a produtividade, e acompanhar o estoque, no caso de produtos em falta, em excesso ou parados.

O sistema possibilita aos gestores facilidades na hora de fazer o planejamento para futuros investimentos relacionados à expansão e, até mesmo, abertura de outras filiais. Essa praticidade ocorre devido à disponibilidade e ao aumento de informações e ao controle de compras, vendas e custos.

Benefícios que um sistema ERP pode oferecer

Os benefícios ofertados pelo ERP são notados por meio de:

  • Melhor produtividade

Com o ERP, a produção se expande de modo prático e rápido, melhora o andamento dos processos organizacionais e o fluxo de caixa.

  • Controle de estoque

Controla todo o setor, visando o que se faz necessário repor ou se atentando a produtos que resultam em capital parado. Também há controle do financeiro, e das compras e vendas. 

  • Diminuição de custos

Com a implantação do sistema de gestão ERP, administrar os custos tornou-se mais fácil, e com ele é possível ter acesso aos planos de compra e venda, produtividade e maior controle do fluxo de caixa.

  • Eliminação de planilhas manuais

Algumas empresas, no início de sua gestão, fazem uso de planilhas manuais, o que muitas vezes torna o processo mais lento. Já com o ERP, as planilhas podem ser deixadas de lado pelos empresários, pois com ele todas as informações ficam integradas em uma única plataforma.

  • Otimização de tempo

Antes os empresários ficavam mais envolvidos nos processos operacionais. Com a contratação do ERP, eles têm mais tempo disponível para resolver outros assuntos de maior importância.

  • Relacionamento cliente e empresa

Além dos benefícios mencionados acima e entre outros, o sistema de gestão ERP permite melhor relacionamento comercial com os clientes, de forma a facilitar o crescimento organizacional.

A Magistech é uma empresa especializada em sistemas de gestão empresarial e em produtos tecnológicos de ótima qualidade e durabilidade. Ela tem como objetivo principal manter sempre a parceria e o bom relacionamento com o cliente, para que ambos se sintam seguros e satisfeitos.

Agora que você já leu e conheceu um pouco mais sobre ERP, que tal conhecer a nossa solução de sistema para laticínios?


Data de Publicação: 26/01/2018
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento