Magistech

Os princípios da indústria 4.0 e o ERP

O surgimento deste conceito aconteceu no ano de 2010, por meio de um projeto alemão que ficou conhecido como a quarta revolução industrial. A aplicação do conceito indústria 4.0 aconteceu pela primeira vez em 2011, em uma feira em Hannover.

Sua finalidade é tratar das inovações tecnológicas, onde estão envolvidos automação, controle e tecnologia da informação. Tem-se a ideia de que com os novos sistemas, o Cyber Físico, a internet das coisas e a internet dos serviços, a produtividade aumente com mais eficiência.

A indústria 4.0 conta com funcionalidades capazes de coletar e analisar dados entre máquinas, tornando os processos mais ágeis e eficientes, facilitando e melhorando a produção e reduzindo os custos. Esse resultado é resposta dos avanços da tecnologia da informação.

Para a implantação da indústria 4.0, se faz necessário seguir seis princípios que determinam os sistemas de produção inteligente que podem surgir futuramente.

Conheça os seis princípios da indústria 4.0 e o ERP  

Controle da produção em tempo real

Permite controlar e analisar em tempo real de todos os dados de sua organização, facilitando a tomada de decisões, além de tornar conhecido o desenvolvimento de cada processo e suas etapas.

Isso acontece por meio da soma da Internet das Coisas, ou seja, com o uso de dados de sua empresa e um sistema de gestão como o ERP, que ajuda na visualização de informações importantes, diminui o retrabalho, aumenta a produção da empresa e agiliza todos os processos instantaneamente.

Virtualização

Com esse modelo de indústria, é possível ter o monitoramento remoto da produtividade, com o intuito de evitar possíveis erros, tornando a produção mais eficaz. Por meio da virtualização dos processos de sua empresa, fica mais fácil a tomada de decisão.

Descentralização

Sua finalidade é de otimizar a produção industrial, uma vez que as decisões são tomadas através dos dados analisados sem fazer uso de ações externas, tornando a tomada de decisão mais assertiva.

Modularidade

Neste módulo, as máquinas irão produzir conforme a demanda, fazendo uso dos recursos que forem precisos para concretizar todas as tarefas, permitindo melhorar a produção e gastar menos energia.

Interoperabilidade

Através da Internet das Coisas e um sistema de gestão, é possível o contato entre os colaboradores responsáveis pela produtividade e os maquinários que são usados no processo. Lembrando que a comunicação poderá ser feita a partir de qualquer dispositivo, não sendo preciso se deslocar do lugar para isso.

Orientação de Serviço

Tem como finalidade uniformizar métodos e processos, a fim de melhorar as práticas impostas pela organização de modo que sejam seguidas conforme foram planejadas.

Qual a função do ERP na indústria 4.0?

Percebe-se que a indústria 4.0 vem mudando o dia a dia de muitas empresas. Por esse motivo, é importante a implantação do sistema de gestão ERP, que irá ajudar no crescimento do seu negócio, através da unificação dos setores, controle de estoque, financeiro, produção, fluxo de caixa, contabilidade e outros. Confira abaixo algumas vantagens.

Controle e qualidade da produção

Por ter funções capazes de unir informações em uma única plataforma, o sistema de gestão ERP consegue controlar a entrada e saída de produtos de forma eficiente, fazendo com que os prazos de entregas sejam cumpridos no prazo evitando perdas de capital e fechamento de negócio.

O gestor poderá fazer todo o rastreamento de falhas internas, verificando constantemente os processos de produtividade e dessa forma criar projetos de melhorias caso seja necessário.

Relacionamento com o cliente

Com o ERP é possível ter acesso às informações dos clientes. O sistema disponibiliza todas elas para os setores interessados, como, por exemplo, televendas e SAC, além de aperfeiçoar a gestão como um todo.

Integração dos setores da indústria

O sistema de gestão ERP possibilita o acesso às informações a todos que fazem parte do quadro funcional da empresa de modo fácil e seguro, evitando assim o vazamento de informações.

O ERP traz vários benefícios para empresas B2B e também B2C, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Com ele, a tomada de decisões acontecerá com muito mais praticidade, agilidade e segurança.

A Magistech é uma empresa especializada em sistema de gestão ERP e em sistemas de gestão para vários segmentos. Tem como prioridade atender com qualidade a todos os seus clientes.


Data de Publicação: 30/04/2018
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento