Magistech

Sistema de gerenciamento empresarial para controle de caixa

A maioria dos empreendedores tem consciência da importância de uma gestão de bem feita do fluxo de caixa, e muitos acham possível implantar um método de controle através do uso de planilhas eletrônicas, do tipo conta corrente. Muito embora o controle do fluxo de caixa pareça uma tarefa simples, se realizada de forma imprecisa, pode maquiar um desequilíbrio financeiro, expondo a gestão empresarial a erros que podem comprometer a saúde financeira da empresa.

Desta forma, visando uma boa gestão financeira é plenamente recomendável que ao final de cada dia seja realizado o devido fechamento do caixa, proporcionando a possibilidade real de analisar com precisão sua movimentação financeira. Por isso, o controle de fluxo de caixa exige uma atenção especial ao consolidar as despesas e receitas da empresa. Um recurso que permite aferir com precisão o saldo da empresa naquele período.

Por estas razões, uma gestão de alta performance deve ter um controle preciso do fluxo de caixa. E, dificilmente a utilização de “soluções caseiras” chega a proporcionar este nível de precisão. Logo, a adoção de um sistema de gerenciamento empresarial (ERP), capaz de integrar os processos de cada departamento, minimizando a ocorrência de erros e refinando a análise dos dados gerenciais.

 

A importância de informações integradas

Poder contar com uma única fonte de dados é ter a segurança de poder tomar decisões estratégicas com a certeza de que as informações são confiáveis.

Neste mesmo sentido, o há a mesma firmeza para elaborar o planejamento financeiro, levando em conta a precisão das contas da empresa, entradas e saídas, apontadas pelo sistema que apresenta a métrica do fluxo de caixa, resultando na percepção de um saldo real.

O controle do fluxo de caixa com um sistema ERP facilita também a gestão dos investimentos, uma vez que promove uma leitura refinada dos custos futuros e a previsão de receitas, de forma a permitir a alocação de recursos com segurança.

Conhecer profundamente a realidade da empresa, a liquidez dos títulos recebíveis, o exato alinhamento da elasticidade dos prazos de pagamentos e a previsão de disponibilidade de recursos, possibilitando maior poder de negociação e a condição de aproveitar algumas oportunidades no mundo corporativo, como a compra de um lote de matérias primas ou insumos com uma sensível redução nos custos e, consequentemente, aumentando a margem de lucro.

 

Além de todos estes benefícios, controlar o fluxo de caixa através de um sistema integrado permite uma rápida identificação de flutuações nos custos em razão de mudanças em certos centros de custo, como logística, estoque primário, ou folha de pagamento, possibilitando uma resposta ágil para adequar a empresa a estas variações, ou corrigir os custos que não se justificarem.

 

O sistema de gestão da Magistech

A Magistech é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de ERP. Sua solução integrada de gestão empresarial, com um módulo de controle de fluxo de caixa que torna a gestão financeira uma atividade precisa.

Conheça mais sobre administração financeira e sobre a solução integrada desenvolvida pela Magistech.

 

Agora que você já leu e conheceu um pouco mais sobre ERP, que tal conhecer a nossa solução de sistema para laticínios?


Data de Publicação: 12/03/2018
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento